24/11/2023

A Importância do registro de aplicação de Insumos

Na agricultura, o controle meticuloso das atividades desempenhadas é vital para garantir uma produção de qualidade e atender às demandas legais do setor.

Na agricultura, o controle meticuloso das atividades desempenhadas é vital para garantir uma produção de qualidade e atender às demandas legais do setor. Nesse contexto, o registro adequado da aplicação de insumos emerge como um aspecto crucial da gestão agrícola. Vejamos por quê.

Planilhas de Registro: O que são e por que são essenciais?

Em cada espaço demarcado da propriedade, seja um canteiro ou uma quadra, o Caderno de Campo deve possuir uma página dedicada exclusivamente ao registro de insumos. Esse controle abrange desde a adubação e preparo do solo até a aplicação de defensivos agrícolas, que inclui inseticidas, fungicidas, herbicidas e outros produtos químicos utilizados no combate a pragas.

Especificações da Lei de Rastreabilidade Vegetal

A legislação é clara quanto à necessidade de documentação detalhada das práticas agrícolas. Na planilha de registro, os produtores devem informar:

Data de Aplicação: A fim de rastrear quando cada insumo foi utilizado.

Dosagem: Comparando a quantidade usada com a quantidade recomendada.

Método de Aplicação: Descrevendo como o insumo foi administrado.

Período de Carência: Este é o tempo necessário entre a aplicação do produto e a colheita, para garantir que o produto seja seguro para consumo.

Responsável: Identificando quem realizou a aplicação.

Consultoria e Apoio Profissional

Antes de iniciar qualquer aplicação, é de suma importância consultar as recomendações contidas em um Receituário Agronômico ou buscar o conselho de um especialista em Engenharia Agronômica. Esse passo é crucial, não apenas para cumprir as regulamentações, mas também para assegurar que a cultura esteja alinhada com os padrões de qualidade exigidos no mercado.

A precisão na aplicação de insumos e a documentação meticulosa desses processos não são apenas boas práticas agrícolas; são essenciais para a conformidade legal e a produção de alimentos seguros e de alta qualidade. Ao manter registros detalhados, os produtores não apenas cumprem suas obrigações legais, mas também contribuem para uma agricultura mais transparente e confiável.