28/02/2024

Desburocratização com adoção de CNPJ como inscrição municipal

Apresentamos para você neste post um case inovador que está beneficiando os nossos clientes do município de Antônio Prado.

Apresentamos para você neste post um case inovador que está beneficiando os nossos clientes do município de Antônio Prado. O município integrante do programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS, em 2023, adotou uma medida pioneira no estado: o uso do número do CNPJ das empresas também como Inscrição Municipal.

Essa iniciativa elimina a necessidade de números distintos para registro, simplificando o processo de licenciamento de empresas. Agora, os empreendedores terão apenas um número de controle, o CNPJ, reconhecido por todos os órgãos fiscais. A medida está alinhada com o Art. 8° da Lei Geral das MPEs (Lei 123/2006), que preconiza a identificação nacional cadastral única em substituição a todas as outras inscrições, sejam elas federais, estaduais ou municipais.

A adoção dessa simplificação já está trazendo retornos positivos para nossos clientes e demais empresários, pois isso é possível fazer a inscrição municipal sem a necessidade de deslocamento até a prefeitura, facilitando significativamente o processo.