15/11/2023

Empreendendo na Faculdade: Escolher Negócios Ligados à Formação ou Explorar Novos Horizontes?

A transição da escola para a faculdade é marcada por um universo de descobertas e crescimento pessoal.

A transição da escola para a faculdade é marcada por um universo de descobertas e crescimento pessoal. Entre aulas, estágios e amizades, surge a inquietude em muitos estudantes sobre como empreender e fazer a diferença no mercado de trabalho. Mas como escolher o que empreender durante este período? A escolha deve estar ligada à formação acadêmica ou é viável explorar áreas completamente distintas?

Empreender na Área de Formação

Vantagens:

Aplicação Prática: Empreender na mesma área do seu curso oferece uma oportunidade incrível de aplicar na prática o que se aprende em sala de aula. Isso pode enriquecer ainda mais seu aprendizado.

Networking: Sua universidade, professores e colegas são recursos valiosos. Eles podem se tornar seus primeiros clientes, parceiros ou até mentores.

Acesso a Recursos: Muitas instituições de ensino têm laboratórios, bibliotecas e outros recursos que podem ser úteis para o seu empreendimento.

 

Desafios:

Competição: Dependendo do seu campo de estudo, você pode enfrentar muita concorrência de colegas que têm a mesma ideia.

Visão Limitada: Empreender apenas com base no que é aprendido em sala de aula pode limitar sua visão. O mundo real do negócio pode ser muito diferente da teoria.

 

Empreender Fora da Área de Formação

Vantagens:

Visão Ampla: Empreender em uma área diferente da sua formação pode ampliar seus horizontes e ajudá-lo a desenvolver um conjunto diversificado de habilidades.

Menos Competição: Ao explorar campos menos saturados, você pode encontrar nichos de mercado inexplorados.

Paixão: Às vezes, a paixão reside fora da sala de aula. Empreender em algo pelo qual você é genuinamente apaixonado pode ser mais gratificante.

Desafios:

Curva de Aprendizado: Você terá que investir tempo para aprender sobre a nova área, o que pode ser desafiador enquanto estuda.

Risco: Sem um conhecimento sólido, há um risco maior de cometer erros.

O Que Considerar?

Autoconhecimento: Pergunte-se sobre o que você é apaixonado. Às vezes, a resposta pode estar na sua formação, e outras vezes não.

Mercado: Pesquise o mercado para identificar oportunidades, seja na sua área de estudo ou em campos completamente diferentes.

Mentoria: Converse com mentores e profissionais experientes para obter insights sobre em que direção seguir.

A escolha de empreender durante a faculdade, seja na área de formação ou fora dela, é profundamente pessoal e depende das paixões, habilidades e oportunidades de cada um. O mais importante é escolher algo que ressoe com seus valores e objetivos de vida. Independentemente da decisão, a jornada empreendedora certamente proporcionará aprendizados valiosos que enriquecerão sua trajetória profissional e pessoal.