01/12/2023

Organizando a Produção

A organização na propriedade vai muito além do plantio e da colheita. Na hora de levar seus produtos ao mercado, é essencial ter um registro detalhado da sua produção.

A organização na propriedade vai muito além do plantio e da colheita. Na hora de levar seus produtos ao mercado, é essencial ter um registro detalhado da sua produção. É aqui que entra a prática de registrar a produção em lotes. Entenda por que isso é vital e como fazer da maneira correta.

Entendendo o Conceito de Lote

No contexto agrícola, quando falamos de lote, nos referimos ao conjunto de produtos vegetais da mesma espécie, variedade ou cultivo provenientes de uma área específica. Portanto, na hora da colheita, os alimentos cultivados na mesma área devem ser agrupados por lotes.

Critérios para Definir um Lote

A definição do lote não é aleatória. É essencial que os produtos de um mesmo lote tenham recebido os mesmos tratamentos fitossanitários. Em outras palavras, se plantas da mesma espécie passaram por diferentes aplicações de defensivos agrícolas, elas devem ser categorizadas em lotes distintos.

Vale ressaltar que, se a mesma área passou por aplicações de defensivos agrícolas em diferentes datas, cada data deverá ser registrada em planilhas separadas. O lote, então, será identificado pela data de colheita, seguido da subdivisão pertinente, como no exemplo: "23/03/21 Quadra A – 2".

Praticidade na Identificação

Para tornar o processo mais ágil e eficiente, especialmente na hora de embalar os produtos, é recomendável usar abreviações para identificar os lotes, evitando barras e traços. Assim, o exemplo acima se simplifica para: "230321QA2".

No entanto, se você estiver embalando produtos de diferentes lotes em um único pacote, certifique-se de registrar todos os lotes de origem. Tomando como exemplo uma caixa de morangos colhidos em 30/03/21 nas Quadras A e B, o registro correto seria "300321QAB".

Manter registros precisos de lotes não é apenas uma prática recomendada, mas um requisito para garantir a rastreabilidade e a qualidade dos produtos agrícolas. Ao adotar essa prática, os produtores não apenas facilitam o processo de embalagem e venda, mas também asseguram transparência e confiabilidade em sua produção, contribuindo para um mercado agrícola mais robusto e informado.