15/12/2023

Quais opções de Contratação há para Atividades Temporárias?

Quando a propriedade rural precisa de um colaborador para atuar em uma atividade temporária, entender as nuances dos diferentes tipos de contrato é fundamental para fazer a escolha certa.

Quando a propriedade rural precisa de um colaborador para atuar em uma atividade temporária, entender as nuances dos diferentes tipos de contrato é fundamental para fazer a escolha certa. A legislação trabalhista brasileira oferece várias opções, adequadas a diferentes cenários. Vamos ajudá-lo a entender qual delas é a melhor para sua situação:

1. Atividade Temporária com Data Certa para Acabar:
Se você já sabe quando a atividade temporária começará e quando terminará, o Contrato por Prazo Determinado é uma opção viável. Ele é ideal para situações onde há uma previsibilidade de término da demanda ou substituição de um colaborador ausente.

2. Atividade Temporária Durante o Período de Safra:
Para aqueles no setor agrícola que precisam de mão de obra adicional durante seu período de safra, o Contrato de Safra é a escolha certa. Esse contrato é vinculado ao ciclo de uma cultura específica, terminando assim que o período de safra acaba.

3. Atividade Temporária de Forma Irregular Durante o Ano:
Quando a demanda de trabalho surge em períodos alternados e não contínuos ao longo do ano, o Contrato de Trabalho Intermitente se torna uma opção atraente. Com ele, o trabalhador é convocado para períodos de serviço, sendo remunerado pelo tempo trabalhado.

4. Atividade Temporária Curta para Produtor Rural (Pessoa Física):
Se você é um produtor rural e precisa de um colaborador para uma atividade que não ultrapasse dois meses por ano, o Contrato de Trabalho por Pequeno Prazo é a solução. Este contrato é uma alternativa mais ágil e simplificada para necessidades pontuais.


Segundo a Secretaria do Trabalho, as contratações oferecem várias alternativas para atender às necessidades específicas de cada empregador. Ao entender as características de cada tipo de contrato, você garante uma gestão mais eficiente e de acordo com as normas legais, e evita possíveis transtornos. Em caso de dúvidas, não hesite em consultar nosso contador ou um especialista em legislação trabalhista para orientação detalhada e adequada ao seu contexto.

Com essas informações, esperamos facilitar sua tomada de decisão ao contratar para atividades temporárias. Nosso escritório de contabilidade está sempre à disposição para auxiliar em suas demandas e garantir que sua empresa ou propriedade rural esteja sempre em conformidade com a legislação vigente.