03/11/2023

Quando e como utilizar o Caderno de Campo

O Caderno de Campo é mais do que apenas um instrumento de registro; é uma ferramenta vital que permite ao produtor rural rastrear, avaliar e otimizar suas operações agrícolas.

O Caderno de Campo é mais do que apenas um instrumento de registro; é uma ferramenta vital que permite ao produtor rural rastrear, avaliar e otimizar suas operações agrícolas. Mas quando e como devemos utilizá-lo para maximizar sua eficácia? Vejamos a seguir.

Quando Usar o Caderno de Campo?

A resposta é imediatamente! É crucial que o Caderno de Campo seja preenchido durante a atividade no campo ou logo após sua conclusão. A precisão é a chave. Evite fazer anotações antes da execução da tarefa ou muito tempo depois de sua conclusão. A regra de ouro é documentar em tempo real, garantindo assim a precisão dos dados inseridos.

Como Usar o Caderno de Campo?

 Método de Registro:

Manual: Quando preenchido à mão, é fundamental anotar todos os dados com caneta para prevenir alterações indevidas. Erros são humanos! Caso ocorram, o recomendado é fazer um risco simples, mantendo o erro visível, especialmente para revisão técnica.

 Digital: Com os avanços tecnológicos, o Caderno de Campo online tornou-se uma opção viável, proporcionando fácil acesso, edição e armazenamento.

Modelos de Caderno de Campo: Existem diversos modelos disponíveis, adaptados às necessidades variadas dos produtores.

3. Requisitos Legais: É imperativo que os registros atendam às normas da lei de rastreabilidade hortifruti. Para garantir conformidade:

 O Caderno de Campo e os receituários agronômicos devem ser mantidos por 18 meses após a data de validade ou expedição dos produtos frescos.

- Notas fiscais relacionadas à venda de produtos ou compra de insumos devem ser arquivadas por um período de 5 anos.

Documentação Anexa: Um Caderno de Campo completo deve conter os seguintes documentos anexados:

- Notas de aquisição de insumos e receituário agronômico.

- Laudos de análises de solo e água.

- Laudos de análises de subprodutos e/ou materiais utilizados como fertilizantes.

O Caderno de Campo é mais do que um mero registro; é uma parte integrante do ecossistema de uma propriedade bem gerenciada. Quando usado corretamente, ele não apenas garante a conformidade legal, mas também fornece insights valiosos para otimizar a produção e garantir práticas agrícolas sustentáveis. Em um mundo agrícola em constante evolução, manter um registro meticuloso nunca foi tão crucial.