21/07/2023

Salário-maternidade rural um benefício para a produtora rural

O valor é calculado de acordo com o piso nacional e tem duração máxima de até 120 dias, a depender da causa do afastamento.

Trata-se de um benefício ofertado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para as mulheres que se afastam do trabalho rural por questões relacionadas à maternidade, como o nascimento de um filho, aborto espontâneo ou adoção. O valor é calculado de acordo com o piso nacional e tem duração máxima de até 120 dias, a depender da causa do afastamento.

A mulher, para ter acesso ao benefício, precisa comprovar ao INSS o porquê estará se ausentando de suas atividades, por meio da certidão de nascimento da criança (quando houver), laudos médicos pós ou pré-parto ou termo de guarda de adoção. Início de documentação e prova testemunhal da atividade rural são suficientes para assegurar direito ao benefício para segurada especial.

O salário-maternidade rural, de modo geral, funciona a partir de três situações. A primeira, quando a mulher está vivendo uma gravidez e vai ter seu filho. A segunda quando sofre um aborto natural. A última diz respeito aos processos de adoção. Para cada modalidade há regras e prazos diferentes.

Para as produtoras rurais que acabaram de ter seu bebê terão 120 dias de pagamento. O mesmo prazo se estenderá para o processo adotivo. Apenas no aborto o seguro funcionará por 14 dias, sob comprovação médica.

Você está no fim da sua gestação e quer ter acesso a esse direito, O Confidenza Soluções Contábeis está aqui para ajudar você. Com anos de experiência, nossos profissionais dedicados e experientes fornecem soluções personalizadas para todas as suas necessidades.

Com o Escritório Confidenza, você pode ter certeza de que está em boas mãos. Nós mantemos nossos clientes informados sobre as mudanças garantindo que estejam em conformidade com as leis e regulamentos atuais. Não deixe que suas necessidades o sobrecarreguem - deixe o Escritório Confidenza cuidar disso para você! Entre em contato conosco hoje mesmo para obter mais informações sobre nossos serviços, ligue: 54 32331187