26/01/2024

Segurado Especial pode realizar contratação de trabalhador?

Quando falamos sobre o segurado especial no âmbito rural, muitos produtores se perguntam: "Posso contratar um trabalhador sem comprometer meu benefício?"

Quando falamos sobre o segurado especial no âmbito rural, muitos produtores se perguntam: "Posso contratar um trabalhador sem comprometer meu benefício?" A resposta é sim! Mas, existem regras que devem ser seguidas para garantir que tudo esteja dentro da conformidade legal. Vamos entender um pouco mais sobre essa questão.

Quem é o Segurado Especial?
A figura do segurado especial é aquela pessoa que exerce atividades rurais, seja de forma individual ou em regime de economia familiar. Esta categoria tem direito a alguns benefícios, mas também tem suas obrigações.

Contratando um Trabalhador:
Se você é segurado especial, tem a possibilidade de contratar trabalhadores por até 120 dias ao longo de um ano, seja de forma contínua ou intercalada. Para ilustrar melhor, é possível contratar:

Um trabalhador para os 120 dias consecutivos;

Dois trabalhadores, com cada um atuando por 60 dias;

Três trabalhadores, cada um por 40 dias;

Entre outras combinações que respeitem o limite total de 120 dias.

Modalidades de Contratação:
Dado que o tempo de contratação é estipulado pela lei, o produtor rural que se enquadra como segurado especial deve optar por uma modalidade de contratação adequada para atividades temporárias. Dentre as opções disponíveis estão:

Contrato de trabalho por prazo determinado;

Contrato de safra;

Contrato de trabalho intermitente;

Contrato de trabalho por pequeno prazo.


Ser um segurado especial oferece diversas vantagens, mas também exige o cumprimento de algumas regras. Ao contratar um trabalhador, é essencial estar ciente das modalidades de contrato e dos prazos estabelecidos pela legislação. Ao seguir essas diretrizes, você garante o aproveitamento do auxílio de mão de obra sem comprometer seus benefícios.

Se você é um produtor rural com dúvidas sobre como formalizar a contratação de trabalhadores, entre em contato conosco. Nossa equipe contábil está preparada para lhe orientar em todos os passos desse processo.