05/09/2022

Ser Empregada ou Empreender: Como é ser empregada é

Quando você é uma empregada, você tem um chefe, trabalha para uma empresa, precisa se adequar às regras da instituição. Estar atenta ao horário de entrada e saída

Quando você é uma empregada, você tem um chefe, trabalha para uma empresa, precisa se adequar às regras da instituição. Estar atenta ao horário de entrada e saída

Apesar disso, você também tem a garantia sobre seus rendimentos mensais. Você terá um salário fixo todo mês caindo na sua conta. Independentemente de qual for o seu desempenho, todos os custos serão arcados pela empresa.

Porém, ao contrário do que muitos pensam, a estabilidade não é algo tão certo. Afinal, a empresa pode demitir o funcionário a qualquer momento. Ao menos que o seu cargo seja um cargo público. Por isso, não se engane. Ser empregada sempre haverá risco.

Claro que existem vantagens de trabalhar com a carteira assinada, sendo empregado de uma empresa.

Um dos principais fatores que farão você colocar na balança se vale a pena ou não investir em uma outra carreira é a segurança de ser empregado. Afinal, legalmente, você tem um salário fixo, amparado pelas leis trabalhistas, com piso salarial, carga horária, seguro, décimo terceiro salário, férias anuais de 30 dias e muito mais.

Se gosta da empresa em que você trabalha, você gosta do que você faz, trabalha com vontade, buscando “vestir a camisa” da empresa, em prol de um propósito: contribuir para o desenvolvimento do negócio que você acredita que é bom para todos.

Quando você é empregado, isso não ocorre. A sua obrigação acaba sendo menor, sendo necessário apenas cumprir as horas que estão no seu contrato. Fora isso, é mais fácil se “desligar” do trabalho, sem a necessidade de acumular atividades, levando-as para casa.

Caso você não esteja satisfeito no seu emprego atual e receba uma proposta melhor, você pode trocar de emprego. Basta conversar com os donos da empresa e resolver o assunto. O mesmo acontece quando você resolve seguir outros rumos. Com uma simples conversa você pode mudar a sua trajetória profissional.

Porém, da mesma forma que há pontos positivos, também há pontos negativos.  Como falamos anteriormente, ser empregado não garante estabilidade. Você pode ser demitido a qualquer momento, seja por um erro cometido ou por uma crise no mercado.

O seu salário será estipulado pela empresa. Obviamente você pode crescer, ser promovido e passar a ganhar mais com o tempo. Porém, essa lucratividade não é tão direta quando comparado a ser o dono do próprio negócio. Por mais que a empresa consiga lucrar, você pode não receber um salário equivalente a tudo isso.

Além dessas desvantagens, você também é subordinado ao seu chefe e muitas vezes você pode trabalhar sem uma flexibilidade na carga horária.

Então empreender ou ser empregado com carteira assinada? Não conseguiu ainda tomar a decisão certa?  Vamos juntos seguir na descoberta do que é melhor para você, na próxima e última postagem da série (segunda-feira, às 18h30), vamos tomar a decisão juntos.