14/11/2022

Torne -se dona do negócio. Hora de registrá-lo na Junta Comercial

Para ser dona do seu negócio é preciso registrá-lo. Com o contrato da sua empresa já pronto, então está na hora de sua empresa existir oficialmente. Para isso é preciso fazer o registro na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas.

Para ser dona do seu negócio é preciso registrá-lo. Com o contrato da sua empresa já pronto, então está na hora de sua empresa existir oficialmente. Para isso é preciso fazer o registro na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas de sua cidade.

Os documentos variam muito dependendo do Estado e da sua cidade, pois existem grandes diferenças de uma Prefeitura para outra, além de diferentes exigências para cada atividade comercial.

Você pode fazer todo o processo de abertura de empresa sozinho, uma vez que a contabilidade só é obrigatória após o recebimento do CNPJ. Mas com a nossa orientação e apoio no processo, o Confidenza pode fazer a  abertura da sua empresa sem dor de cabeça.

Além do contrato já prontinho, que você e o contador elaboraram, deve apresentar os seguintes documentos para abrir uma empresa:

RG e CPF;

Comprovante de endereço;

Se casado(a), certidão de casamento;

Cópia do IPTU ou documento que conste a inscrição imobiliária ou a indicação fiscal do imóvel onde a empresa será instalada.

Dependendo da atividade da sua empresa, poderão ser solicitados outros documentos como registro profissional (OAB, CRM, etc), por exemplo.

Algumas atividades ainda vão pedir documentos específicos, que devem ser consultados no órgão responsável com antecedência e após o registro na Junta – ou no Cartório -, você terá o seu CNPJ.

Por fim, com o requerimento aprovado e CNPJ novinho em mãos, hora de dar mais um passo na formalização do seu negócio.  

Obtenção do Alvará de Localização e Funcionamento será a próxima postagem a ser disponibilizada na próxima segunda-feira.