30/08/2023

Vamos ver na prática como ter sucesso no controle financeiro?

O sucesso financeiro de uma organização só é possível por meio de dedicação e esforço no controle das contas.

O sucesso financeiro de uma organização só é possível por meio de dedicação e esforço no controle das contas. Mas, para alcançar esse objetivo, é fundamental contar com o apoio de medidas e ferramentas facilitadoras desse processo. Separamos, então, alguns passos imprescindíveis para tornar o controle financeiro da sua empresa realmente eficaz.

Fluxo de caixa

Esse é o mais elementar de todos os passos para o controle financeiro da empresa. Mesmo que seja simples, ele é muito importante para medir a saúde do seu negócio e ajudar a projetar as próximas fases do planejamento estratégico.

O principal objetivo do Fluxo de Caixa é registrar as entradas e saídas de dinheiro e, ainda, fazer o acompanhamento da estrutura dos gastos e da geração de receitas.

Com ele, você será capaz de avaliar o cenário da organização como um todo e entender exatamente qual é o valor do capital, bem como os gastos que precisam ser controlados. Para tanto, os dados comparativos requerem atualização diária e registros em relatórios mensais.

 

Ter Capital de giro

É essencial para as empresas movimentarem seus negócios. Este gerencia todos os demais valores pagos pela empresa dentro de determinados prazos, a fim de garantir o bom andamento do empreendimento. Este envolve gestão de fornecedores, estoque, salários, custos operacionais, encargos, impostos, entre outros gastos. Seu cálculo deve considerar a soma do valor das contas a receber e estoque, diminuindo o total pelo valor das contas a pagar e outros custos.

 

Controle de contas a pagar e receber

Através do controle de contas a pagar e receber você  pode registrar tudo o que a empresa precisa receber e, ainda, acompanhar outros passos, como o controle de inadimplência, os pagamentos gerais, a preservação do dinheiro do caixa e quitar todas as contas, conforme o planejamento feito.

Mas atenção. Para garantir a eficiência de sua execução, todo gestor precisa avaliar assuntos relativos a clientes ativos e devedores, existência de vendas parceladas, atendimento ao cliente, sistema de cobrança frequente, registros de movimentação financeira, centros de custos e outros.

 

Balanço patrimonial

O balanço patrimonial é, com certeza, o método de controle financeiro mais relevante para a gestão das finanças de uma empresa. Sua utilidade é permitir a avaliação do resultado geral de todas as movimentações financeiras feitas depois de um período pré-estabelecido, que leva em torno de um ano.

Este  método avalia as condições financeiras e a posição contábil e econômica da companhia, levando em conta os dados de um determinado momento de seu desenvolvimento. 

Em conjunto com o relatório do balanço patrimonial possibilita a avaliação da viabilidade econômica da organização e da suporte para futuras decisões mais estratégicas.

 

DRE – Demonstrativo de resultados

É o controle financeiro mais importantes dentro de uma empresa. Ele demonstra o resumo das operações realizadas em um determinado período. É um documento de natureza contábil, que possibilita uma autêntica perspectiva das finanças da empresa.

Com o DRE, os gestores podem avaliar tudo o que foi realizado no último ano e conectar os resultados obtidos ao desempenho do negócio, levando em conta a receita e sua rentabilidade. 

O DRE auxilia na otimização das atividades estratégicas do negócio, garantindo mais precisão à liderança financeira e, com isso, facilita a tomada de decisões.

 

Big Data

O Big Data é um método de controle financeiro indispensável. O mercado dispõe de inúmeros softwares e ferramentas inteligentes para gerenciar um enorme volume de dados, captar informações de fontes variadas, cruzando-as a fim de fortalecer ainda mais o planejamento financeiro das corporações.

Apesar de apresentarem um custo expressivo para o orçamento mensal, suas vantagens são tão transformadoras e significativas que sua adoção passa a ser uma necessidade competitiva real.

 

Fundo de reserva emergencial

O fundo de reserva emergencial é outro método de controle financeiro merecedor de atenção, vista que, imprevistos podem acontecer em qualquer época do ano ou área de atuação, e se  isso ocorrer, pode comprometer a estabilidade financeira da empresa. 

O fundo de reserva garabte alternativas de gerenciamento que podem minimizar o impacto gerado por eventuais surpresas desagradáveis.  Para ter um fundo de reserva eficaz e seguro você deve orientar parte do lucro líquido  para a reserva para futuras aplicações, que podem ser poupança empresarial, investimentos financeiros de alta liquidez e baixo risco e outras formas. Isso tudo descontando os encargos e tributos previstos.

 

Gestão de custos

E por fim, a gestão de custos. Ele é um indicador útil para gerenciar custos fixos e variáveis de uma empresa com intuito de garantir o controle de seu funcionamento. Para tanto, esse método faz a gestão dos valores visando a redução das despesas da empresa e maximização de seus lucros, sempre com o mínimo de gastos possível, consolidar a competitividade do negócio usando a precificação estratégica, já que a disputa de mercado é considerada nesse processo. Assim, a empresa pode oferecer preços condizentes com a realidade, preservando o volume de suas vendas e o seu lucro.

Se aprofundar no assunto ajudará você, empreendedor, a executar uma boa gestão financeira, além de controlar e gerenciar os custos obtidos na produção e comercialização de seus produtos ou serviços.