31/05/2023

Venda da produção, existe apenas uma maneira?

As famílias agricultoras rurais dependem da comercialização de sua safra para ganhar dinheiro para sua subsistência e continuar com a sua atividade. A decisão de vender é sua e é preciso ter estratégias para conseguir vender para que gere resultados

As famílias agricultoras rurais dependem da comercialização de sua safra para ganhar dinheiro para sua subsistência e continuar com a sua atividade.  A decisão de vender é sua e é preciso ter estratégias para conseguir vender para que gere resultados positivos. Por isso nesta matéria vamos apresentar diversas formas de venda para auxiliar você na tomada de decisão.   

Operação Barter

 Troca de produto por insumos, objetiva complementar a necessidade de capital de giro para a compra de insumos que demanda volume significativo de recursos. O produtor troca parte da safra que será colhida por esses insumos.

Venda antecipada

Receber antecipadamente é uma forma possível para financiar o custeio da produção, mas envolve alto capital de quem compra, envolve o risco de crédito e tais riscos são custos inseridos nas operações de financiamento dos produtores. Podem ser modelos de venda efetivas, contratos de antecipação ou formas de financiamentos atrelados ao ativo da safra plantada.

Definir preço para venda quando da colheita

É uma operação derivada do modelo de originação, com a fixação antecipada do preço, antes da colheita. O problema desse modelo é o risco de preço. Já aconteceram casos de quebra de contrato com a alta dos preços.

Colheu, vendeu.

A opção mais simples é vender no spot. Colheu vendeu. Contudo, esse modelo tem o risco de preço. Fica-se sujeito ao preço de momento.

Cada opção tem suas vantagens e desvantagens. Na prática, não se escolhe um modelo único. Pode-se diversificar a safra nas diferentes opções de comercialização. Em se tratando de algo vital para o negócio, é essencial ter muita clareza sobre esses modelos e entender os riscos envolvidos na escolha.

O produtor é um empreendedor. Empreender envolve risco. O empreendedor é quem decide, e para decidir é vital ter acesso a mercado e informação de qualidade.